sexta-feira, 16 de março de 2012

Dramatização ( Expressão corporal) - 9º Ano 1º Bimestre


Sugestão para orientar este tipo de trabalho:

1)
HISTÓRIA
Em primeiro lugar, o grupo precisa conversar para decidir qual será a história da peça. Existem várias possibilidades: pode ser baseada num livro ou filme, numa história real que se encaixe no tema proposto, ou até numa mistura destas coisas.

2)
PERSONAGENS
Depois de definir a história, (começo, meio e fim), hora de criar os personagens de acordo com o número de pessoas. É muito simples. Geralmente existem os papéis principais (para os mais desinibidos, que falam melhor etc) e os papéis secundários. Dá para criar muitos personagens em torno do tema principal (um vendedor de rua, uma vovó tricotando na sala, duas crianças jogando bola etc)
Quem não quiser entrar em cena pode ficar nos bastidores, cuidando do som, do cenário, coisas assim.

3)
NO PAPEL
Sabendo a história e personagens, escolham as pessoas do grupo que têm mais facilidade e habilidade para escrever. Elas vão colocar as ideias no papel. Começa a surgir o texto da peça.

4)
A PEÇA
Este texto vai orientar todo mundo: atores, criadores dos cenários, figurinos, sonoplastas (que cuidam dos sons e músicas).
Aqui vai uma receita do modo de fazer: imagine algo acontecendo de verdade. Feche os olhos e pense em todos os detalhes. Você precisa descrever isto para que alguém veja exatamente o mesmo que você. Não bastam os diálogos. Precisa mostrar que cara os atores fazem, os sons externos etc.

5)
CÓPIAS PARA TODOS
Depois de pronta a peça, cada membro do grupo recebe uma cópia completa.
Cada um vai destacar a sua parte (com caneta marca texto, por exemplo, ou lápis de cor)

6)
LEITURA DA PEÇA
Cada um com sua cópia, reunião para leitura da peça. Cada personagem fala seus diálogos na ordem certa, como se estivessem em cena.
Nesta hora, todo mundo pode sugerir alguma mudança, uma ideia de piadinha, de roupa ou música. Para não gastar muito papel, todos anotam as mudanças ali mesmo, se possível. Ou é feita uma nova versão, de novo com cópias para todos.

7)
ENSAIOS
Hora de ensaiar a peça. Os atores decoram suas falas, mas não palavra por palavra. O importante é saber o conteúdo da fala pra não parecer tão decorado, sem expressão.
Daí o grupo marca ensaios, enquanto são feitos os cenários e roupas, por exemplo.

Aqui, exemplo de uma pequena peça.



Fonte: Blog Divertudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Mensagem!